top of page

Em 1880, era ainda presidente daquela província, quando o partido o elegeu deputado provincial por São Paulo. Teve que deixar a administração para tomar assento em sua cadeira. Foi deputado provincial (equivalente dos atuais deputados estaduais) por São Paulo da 23ª a 27ª legislaturas de 1880 a 1889.

Começou, então, para o Dr. Rodrigo Lobato, uma nova fase política, que era o marco de suas glórias e de seus triunfos, na tribuna parlamentar. Em 1886, os seus colegas da Assembleia, fizeram-lhe significativa manifestação, oferecendo-lhe um rico tinteiro de prata e ouro com a seguinte inscrição: "Ao Dr. Rodrigo Lobato, líder da bancada Liberal, oferecem os deputados seus amigos em homenagem a seu talento e serviços".

Em 1889, o nome do Dr. Rodrigo Lobato foi lembrado por seus amigos políticos para fazer parte da chapa para deputado geral. Foi indicado pelo 52º distrito da província, sendo eleito a 31 de agosto.

Com a proclamação da República, foi senador constituinte (1ª legislatura) do Senado do Congresso Legislativo do Estado de São Paulo em 1891.

Eminente brasileiro, Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, patrono do "Centro Espirita Rodrigo Lobato", foi um colaborador incansável e consciencioso para com os problemas do Brasil, naquela época.

O PATRONO

Rodrigo Lobato Marcondes Machado, nasceu na cidade de Pindamonhangaba, a 12 de Janeiro de 1844. Filho do Capitão Alexandre Marcondes do Amaral Machado e de D. Maria Delfina Marcondes de Andrade. Foi seu pai, por criação, o ilustre Capitão de honra, José dos Reis Lobato, de onde lhe vem o prenome Lobato, pelo qual é geralmente conhecido.

Formou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo, cujo grau recebeu a 22 de novembro de 1867. Logo depois de formado regressou à terra natal e estabeleceu-se como advogado. Iniciou sua carreira política, militando nas fileiras do Partido Liberal, representando-o com todo critério e inteligência como vereador, sendo-lhe confiado cargo de presidente nos anos de 1869 -70.

Retirou-se, mais tarde, para Taubaté onde casou-se, em 1870, com Maria Isabel Marcondes Varella e tornou-se, logo, conhecido, em todo norte da província, como brilhante advogado.

Por decreto do governo imperial de Janeiro de 1879, foi nomeado presidente do Rio Grande do Norte (cargo que hoje corresponde a governador). Foi presidente da província do Rio Grande do Norte de 13 de março de 1879 a 1 de maio de 1880, época em que essa província esteve assolada por uma seca que parecia interminável.

 

bottom of page